Osasco empossa 200 novos membros do Conselho Gestor de Saúde para o biênio 2025-2027
Representantes da sociedade civil e profissionais da saúde atuarão no biênio 2025-2027 para fortalecer o controle social e a qualidade do SUS na cidade.

Em cerimônia realizada na sexta-feira, 4 de julho, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (antiga Sala Osasco), anexa ao Paço Municipal, a Prefeitura de Osasco deu posse a 200 novos integrantes do Conselho Gestor das Unidades de Saúde para o mandato 2025-2027. Os conselheiros foram eleitos no dia 7 de junho e representam trabalhadores da área da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edna Maria Brasil, destacou que os conselheiros têm a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto-Socorros (PS), hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), além de verificar a aplicação dos recursos públicos, a presença de profissionais e a disponibilidade de medicamentos.
Durante a cerimônia, o prefeito Gerson Pessoa assinou o termo de posse ao lado da secretária em exercício da Saúde, Suzete Franco, e de representantes dos trabalhadores e usuários. “Quero agradecer e parabenizar quem já vem desempenhando esse papel e dar as boas-vindas aos novos conselheiros. Somos um governo do diálogo e acredito que, com 200 pessoas pensando juntas, tomaremos decisões mais acertadas”, declarou o prefeito.
Suzete Franco também prestou homenagem aos conselheiros que encerram seus mandatos e incentivou os novos a contribuírem com a melhoria da saúde pública na cidade. “Agradeço a todos que se dedicaram até aqui e desejo que os novos conselheiros aproveitem essa oportunidade para colaborar na construção de um sistema de saúde melhor para Osasco.”
A eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde, composto por 32 representantes (16 titulares e 16 suplentes), está marcada para o mês de agosto.
A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Lau Alencar, do secretário de Governo Luciano Camandoni, do presidente da Câmara Municipal Carmônio Bastos, além de vereadores e demais autoridades locais.
COMENTÁRIOS