Congresso de Municípios reúne prefeitos no Pacaembu em estreia na capital paulista
Evento discute reforma tributária, gestão pública e desafios das cidades, com participação de autoridades estaduais e municipais.

O Congresso Estadual de Municípios de São Paulo começou nesta terça-feira (26) e segue até quinta-feira (28), sendo realizado pela primeira vez na capital paulista. O encontro, sediado no estádio Mercado Livre Arena Pacaembu, reúne prefeitos, vereadores, secretários, membros de ministérios e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A abertura do evento contou com um jogo simbólico de futebol entre os prefeitos dos 645 municípios paulistas, marcado pelo espírito de integração e confraternização.
Em entrevista à CNN, o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Fred Guidoni, destacou que a aplicação da reforma tributária será o principal tema das discussões. A mudança, aprovada em 2024 e sancionada em 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entrará em vigor de forma gradual a partir de 2026, substituindo impostos como o ISS e o ICMS pelo novo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
“Os prefeitos precisam entender como vai funcionar esse sistema, como será a arrecadação e a distribuição dos recursos. Esse é um tema fundamental”, afirmou Guidoni, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios e ex-prefeito de Campos do Jordão (SP).
Além da reforma tributária, o Congresso aborda pautas como a securitização da dívida pública, os impactos dos desastres climáticos, a modernização educacional nas escolas municipais e o financiamento da saúde com apoio da telemedicina.
O encontro é considerado estratégico para fortalecer o diálogo entre os municípios e debater soluções conjuntas para os principais desafios enfrentados pelas administrações locais.
O prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato ( Dr. Sato) juntamente com o seu Secretário de segurança pública da cidade Ricardo Antunes marcaram presença, fortalecendo ainda mais o compromisso de trabalhar por uma gestão mais competitiva e eficiente na áre de desenvolvimento tributário, entre outros benefícios para a cidade.
COMENTÁRIOS